Crucifixo nas repartições públicas, fere o principio de estado laico?


É bem comum encontrarmos um crucifixo pendurado nas recepções, salas de reuniões, plenários, e outros pontos das principais repartições públicas de nosso país. Sendo o crucifixo, um símbolo representativo, exclusivamente da Igreja Católica Romana, nos perguntamos; Isso fere o principio de estado laico? Primeiramente vamos a uma breve definição: O que é estado laico?




Estado laico significa um país ou nação com uma posição neutra no campo religioso. Também conhecido como Estado secular, o Estado laico tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando ou discriminando nenhuma religião.

Um Estado laico defende a liberdade religiosa a todos os seus cidadãos e não permite a interferência de correntes religiosas em matérias sociopolíticas e culturais.

O Brasil é oficialmente um Estado laico, pois a Constituição Brasileira e outras legislações preveem a liberdade de crença religiosa aos cidadãos, além de proteção e respeito às manifestações religiosas.


 No Programa Na Moral, o apresentador Pedro Bial, tocou nesta questão entre os seus convidados; representantes de várias religiões, confiram o vídeo. Após isso, nos diga qual é a sua opinião, fazendo comentários sobre esta matéria.