Mais antiga estrela semelhante ao Sol ajuda a prever o seu destino

0
Mais antiga estrela semelhante ao Sol ajuda a prever o seu destino


Astrônomos descobriram uma estrela gêmea do Sol, só que muito mais velha. A estrela rara é a mais antiga conhecida gêmea solar, e oferece um preview de como a nossa estrela será daqui a 4 mil milhões de anos.

O astro, chamado HIP 102152, parece ser mais parecido com o Sol nas suas características básicas do que qualquer outra estrela conhecida. No entanto , ao passo que o sol tem apenas 4,6 mil milhões de anos, HIP 102152 tem 8,2 mil milhões de anos, e por isso representa uma estrela parecida com o Sol num estágio muito diferente da vida. 

HIP 102152 fica a cerca de 250 anos-luz da Terra, na constelação de Capricórnio e foi observado com o Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul (VLT), no Chile. 

"Durante décadas, os astrônomos têm procurado gêmeos solares, a fim de conhecer a nossa própria vida", afirmou o líder da pesquisa Jorge Melendez da Universidade de São Paulo. "Mas muito poucos têm sido encontrados desde que o primeiro foi descoberto, em 1997". Esta descoberta da estrela ajudou a resolver um mistério de longa data sobre o sol: Por que tem tão pouco lítio?


Um dos elementos mais básicos da Tabela Periódica, o lítio foi criado no Big Bang, juntamente com hidrogênio e hélio. A composição das estrelas geralmente reflete a abundância de elementos do material de que a estrela é formada. Mas o sol contém apenas um por cento de lítio que estava presente na nuvem de gás que lhe deu origem.

Acontece que HIP 102152 tem ainda menos lítio do que o sol. Pesquisas anteriores já haviam sugerido que as estrelas mais jovens contêm mais lítio do que as estrelas mais velhas, mas a descoberta de HIP 102152 permitiu aos cientistas formularem uma clara correlação entre a idade e a quantidade de lítio em estrelas como o sol .

"Agora podemos ter a certeza de que as estrelas de alguma forma destroem o seu lítio com a idade e que o conteúdo de lítio do Sol parece ser normal para a sua idade", afirmou Talawanda Monroe da Universidade de São Paulo, primeiro autor do artigo que relata a descoberta. O novo estudo também desvendou outro boato interessante sobre HIP 102152, sugerindo que esta estrela é ainda mais parecida com o Sol do que parece. 

Tanto a HP 102152 como o nosso sol são deficitários em alguns elementos, o que acontece ser comum na Terra e em meteoritos vindos do espaço. Pesquisadores acreditam que isso pode indicar que os planetas rochosos, como a Terra, podem orbitar HIP 102152 - uma possibilidade que significa que talvez, apenas talvez, HIP 102152 também sustente vida. A descoberta será detalhada na próxima edição do Astrophysical Journal Letters.
Temas

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)