Aveia

Origem

A Aveia é um cereal de origem Asíatica, por ser uma planta rasteira que germinava nos campos improdutivos a aveia era vista como “Erva Daninha”, sendo valorizada apenas por produtores de gado e cavalos. Logo passou a ser muito utilizada para fins medicinais por conta de suas propriedades. Atualmente é produzida e consumida mundialmente.

Por natureza a Aveia não contém glúten, mas é comumente cultivada junto do Trigo, Centeio e Cevada em um processo chamado rotação, esse processo pode contaminar a Aveia pelo Glúten, o processo de moagem geralmente é realizado na mesma máquina utilizada para moer o Trigo, Centeio e Cevada o que também contamina a Aveia. Por esse motivo a maioria das Aveias comercializadas no Brasil podem conter traços de Glúten.

Propriedades

A aveia é um tipo de carboidrato de baixo índice glicêmico, que não eleva tanto os níveis de açúcar no sangue, ela é rica em fibras solúveis (composta por pectinas, betaglucanas, mucilagens, algumas hemiceluloses e amido resistente) e insolúveis (celulose e as hemiceluloses) e em minerais como fósforo, zinco, magnésio, cobre, cromo, manganês e molibdênio, possui também vitamina B1, ferro, lipídios e silício.

A fibra solúvel betaglucana é a queridinha dos diabéticos porque controla os níveis de glicose no organismo, também é responsável pela baixa absorção de colesterol e triglicérides, o que protege o sistema cardiovascular.

Benefícios da Aveia

– Retarda o processo digestivo, prolongando a sensação de saciedade se tornando uma excelente fonte de carboidratos e energia.
– Controla a liberação de açúcar no sangue.
– Contém muitos antioxidantes que previnem o envelhecimento e o aparecimento de doenças.
– Possui zinco que auxilia na diminuição de acnes e melhora o sistema imunológico.
– O Manganês pode auxiliar na formação do colágeno, deixando pele, cabelo e as unhas mais bonitas.
– Por conter antioxidantes, zinco, selênio e vitaminas do complexo B a aveia ajuda na saúde mental e evita a morte precoce dos neurônios.
– Ajuda a controlar a ansiedade e insonia pois contém altas doses de triptofano, um aminoácido que ajuda o organismo a liberar a serotonina que proporciona bem-estar e relaxamento.
– Contém grande quantidade de proteínas vegetais em comparação à maioria dos alimentos vegetais, que na sua maioria são compostos por carboidratos ou gorduras.
– Reduz a pressão sanguínea e as chances de desenvolver doença coronariana.
– A betaglucana também é muito benéfica para a redução e controle dos níveis de colesterol,
– Ajuda a prevenir a insuficiência cardíaca
– Previne o Diabetes

Consumo

Ela é encontrada facilmente em flocos, Farelo e em Farinha. São utilizadas no preparo de bolos, pães, massas, salgados, barras de cereais, etc.

Contra-Indicações

Celíacos devem tomar muito cuidado ao consumir a Aveia industrializada, pois como mencionamos acima, a Aveia naturalmente não contém glúten, mas devido a alguns processos utilizados na cultivação e moagem algumas marcas de Aveia podem conter glúten.

E como tudo em excesso faz mal, não é diferente com a Aveia,o consumo em excesso de fibras pode causar problemas gastrointestinais, e não é um alimento de baixo teor calórico, e seu consumo exagerado pode levar ao ganho de peso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *