Religiões: Taoismo

Taoísmo ou daoismo, refere-se a uma tradição filosófica e religiosa que tem influenciado os povos do leste da Ásia há mais de 2.500 anos. A palavra , tao (ou dao, dependendo do esquema de romanização), é freqüentemente traduzido como "caminho" ou "o caminho", mas com inúmeráveis nuances na mitologia e filosofia chinesa.

A propriedade e a ética taoista enfatizam as Três Jóias do Tao: compaixão, moderação e humildade, enquanto o pensamento taoista geralmente centra-se na natureza, na relação entre a humanidade e o cosmos , saúde e longevidade e o wu wei (ação através da não-ação). A harmonia com o Universo, ou a sua fonte (o tao), é o resultado pretendido de muitos preceitos e práticas taoístas.

Veneração aos espíritos dos antepassados ​​e imortais é comum no taoismo popular. O taoismo organizado distingue a sua atividade ritual da religião tradicional, com alguns profissionais taoístas (daoshi) vistos como depreciados. A alquimia chinesa (incluindo o neidan), a astrologia chinesa, a culinária chinesa, o zen budismo, várias artes marciais chinesas, a medicina tradicional chinesa, o feng shui, e muitos estilos de qigong têm sido entrelaçados com taoismo ao longo da história.

No Brasil, existem vários ramos ligados ao taoismo, tanto o religioso (taochiao) quanto o filosófico (taochia). Uma das vertentes religiosas mais importantes é representada pela Sociedade Taoista do Brasil. A Sociedade Taoista do Brasil foi instituída no Rio de Janeiro/RJ, em 15 de janeiro de 1991, com o objetivo de difundir o ensinamento do taoismo em todas as suas formas de expressão - religiosa, filosófica, científica e cultural - e contribuir para o aperfeiçoamento espiritual dos frequentadores.

O caminho taoista propõe a restauração do estado pleno de vida e consciência, chamado tao. Para isso, utilizam-se vários meios, como as práticas que promovem a boa saúde física e mental, o estudo de clássicos escritos pelos grandes mestres do passado, os métodos místicos para a restauração da ordem interna e fundamentalmente a meditação, como caminho de autotransformação e elevação espiritual.

A Sociedade Taoista do Brasil foi fundada por Wu Jyh Cherng (1958-2004), sacerdote taoista Kao Kon Fa Shi (Alto Ofício, Mestre da Lei). Mestre Cherng escreveu diversos livros sobre artes taoistas e traduziu o Tao Te Ching, O Livro do Caminho e da Virtude, o Yi Jing (I-Ching), O Livro das Mutações, entre outros clássicos do taoismo.

Em março de 2002, foi inaugurada a sede de São Paulo, um espaço adequado para a prática e estudo do taoismo, suas artes e sabedoria, onde se têm palestras abertas ao público, rituais, meditação e diversos cursos. Entre as atividades de São Paulo, enfatizam-se as práticas de meditação (tao yin), I Ching (ou Yi Jing), feng shui, astrologia chinesa (zi wei dou shu), tai chi chuan (ou tai ji quan), chi kung (ou qi gong) e o atendimento de acupuntura e massagem (tui na).

Além dos grupos formalmente ligados ao taoismo, também podem ser encontrados muitos ensinamentos taoístas em várias escolas do budismo maaiana chinês e também em religiões sincréticas como o cao dai, entre outros.